Aos 73 anos, PSB faz autorreforma inédita na sua história

Aos 73 anos, PSB faz autorreforma inédita na sua história

Numa democracia, o partido político é o elemento catalisador por meio do qual a opinião pública se organiza para se manifestar e se impor. É o partido o agente motor da necessária reorganização social para a implantação de um projeto progressista.

As ideias são do jurista Hermes Lima, um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro que, nesta quinta-feira (6), completa 73 anos, e estão publicadas na sua obra “Ideias e Figuras”, de 1957.

No livro, Hermes Lima discorre com profundidade sobre o papel de um partido político e a sua relação com o povo.

“A função do partido é organizar, dirigir, optar. O partido não deve substituir-se ao povo. Todavia é mister não perder o partido a iniciativa das medidas mais apropriadas a alcançar-se o bem-estar do povo. Porque povo e partido se hão de completar, como se num polo estivesse a energia criadora e noutro, o conhecimento indispensável à execução das tarefas e à obtenção dos resultados previstos”, afirma.

Para o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, as ideias de fundadores como Hermes Lima, João Mangabeira, Antônio Cândido e tantos outros, inspiram os partidários de hoje a manter o partido coerente com seus princípios originais, mas também os estimulam a recriar a prática política, a inovar.

“Os nossos predecessores foram muito criativos ao ligarem socialismo e liberdade, quando isso parecia uma heresia. Vemos que eles estavam muito à frente de seu tempo, hoje são atualíssimos”, afirma.

A mesma ousadia daqueles socialistas levou o PSB a, diante da profunda crise do sistema político atual, se lançar num processo de autocrítica, aberto a todos os filiados e a setores da sociedade, com o objetivo de promover uma autorreforma e propor um projeto nacional de desenvolvimento para o país.

Ao final do processo, serão aprovados um novo manifesto e programa partidário. O documento-base apresentado em novembro de 2019 está sob consulta pública desde então, e traz um diagnóstico da crise política e propostas inovadoras para o Brasil.

Nesta quarta-feira (5), foi lançado o livro 3, atualizado com propostas enviadas por socialistas de todo o país. O documento está acessível no hotsite www.autorreformadopsb.com.br, juntamente com os documentos anteriores e os textos de autores consultados.

A autorreforma, uma iniciativa inédita na história do partido, revela a “inconformidade aguda” e a consequente “inquietação de consciência” dos socialistas, nas palavras de Carlos Siqueira em artigo comemorativo aos 70 anos do PSB, publicado no jornal Folha de S. Paulo, em 2017.

“O socialismo, como ideologia e prática, corresponde à expectativa humanista de justiça social que fundamenta uma inconformidade aguda e, consequentemente, uma inquietação de consciência que anima homens e mulheres a enfrentarem a luta política em nome de uma obra de civilização.”

About author

Partido Socialista Brasileiro
Partido Socialista Brasileiro 366 posts

Em 1947 o Partido da Esquerda Democrática transformou-se em Partido Socialista Brasileiro. Somente em 1986, com a redemocratização, o PSB voltou ao cenário nacional, quando realizou o primeiro encontro nacional do partido.

You might also like

Notícias 0 Comments

Comissão de Orçamento debate irregularidades na BR-040

As irregularidades na construção da Nova Subida da Serra pela Concer foram o tema principal da audiência pública da Comissão Mista de Orçamento sobre obras com recomendação de paralisação pelo

Nacional 0 Comments

Socialistas integram comissões especiais das reformas da previdência e trabalhista na Câmara

A Câmara dos Deputados instalou, nesta quinta-feira (9), as Comissões Especiais que tratarão das reformas da previdência e trabalhista, enviadas no ano passado pelo Governo Federal. Socialistas farão parte do

Notícias 0 Comments

PF faz buscas contra governador do RJ, Wilson Witzel, em investigação sobre hospitais de campanha

Por G1 A Polícia Federal (PF) iniciou na manhã desta terça-feira (26) a Operação Placebo, sobre suspeitas de desvios na Saúde do RJ para ações na pandemia de coronavírus. São 12 mandados de busca e apreensão

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply