Renan Ferreirinha: “O hospital de campanha de São Gonçalo ainda é um grande canteiro de obras”

Renan Ferreirinha: “O hospital de campanha de São Gonçalo ainda é um grande canteiro de obras”

Hospital de Campanha de São Gonçalo, RJ, deve ser aberto só com dez respiradores

Com 27 dias de atraso, o Hospital de Campanha de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, deve ser aberto nesta quinta-feira (28). O contrato do hospital prevê a disponibilização de 200 leitos – 80 de unidade de terapia intensiva e 120 de enfermaria.

Ver essa foto no Instagram

O hospital de campanha de São Gonçalo deveria ter sido entregue em abril, mas o prazo já foi adiado três vezes. Ontem, fiz uma terceira vistoria na unidade que está sendo esperada pra começar a receber pacientes hoje, com apenas 10 respiradores e 15 médicos confirmados para um hospital com 200 leitos prometidos pelo Governo do Estado. Além disso, há muito a ser feito ainda: pavimento no entorno, saneamento básico incompleto, piso inacabado, etc. Como um hospital pode ser inaugurado assim? Como é possível receber pacientes em um hospital que ainda é um canteiro de obras? É triste e revoltante. Infelizmente, o governo Witzel mais uma vez não cumpre o que promete. Enquanto isso, já são mais de 42 mil casos confirmados e 4.605 óbitos por coronavírus no estado. #fiscalização #saúde #coronavirus #pandemia #FerreirinhaNaAlerj

Uma publicação compartilhada por Renan Ferreirinha (@renanferreirinha) em

No primeiro dia de atendimento, anunciado para ser na quinta-feira (27), devem ser transferidos para a unidade de saúde apenas dez pacientes. A razão é que no hospital, por enquanto, só há dez respiradores pulmonares.

Esse é o mesmo número de equipamentos encontrados pelo Conselho Regional de Medicina (Cremerj) durante uma vistoria, uma semana atrás. De lá pra cá, nada mudou. O responsável pela construção da unidade de saúde é a organização social (OS) Iabas.

Falta de médicos e de equipamentos

A OS Iabas está no centro de investigações por suspeitas de superfaturamento e outras irregularidades na construção de hospitais de campanha no estado. Além disso, para que ocorram os atendimentos nas unidades faltam equipamentos e médicos.

O instituto alega que tem dificuldade para contratar médicos. São preciso 800 profissionais para os sete hospitais de campanha e, até agora, só há 380 médicos. A Iabas, porém, garantiu que a equipe para o Hospital de São Gonçalo está completa.

Como mostrou o RJ2, ainda que operários tenham trabalhado o dia todo no local, à noite a unidade de saúde ainda passava por modificações para ser conectada à rede de esgoto.

Mesmo com 27 dias de atraso, a Iabas alegou que os problemas ocorreram por causa da operação da Polícia Federal na terça-feira (26). Segundo o instituto, a ação atrapalhou o planejamento da obra devido às apreensões de documentos e equipamentos.

Por isso, segundo a Iabas, não foi possível inaugurar o hospital nesta quarta. A nova data para inauguração é esta quinta-feira (28). O instituto também comunicou que a baixa capacidade inicial de atendimentos é a segurança médica.

A OS explicou que os profissionais teriam que conhecer o ambiente e a estrutura de trabalho antes de receber muitos pacientes.

About author

Partido Socialista Brasileiro
Partido Socialista Brasileiro 366 posts

Em 1947 o Partido da Esquerda Democrática transformou-se em Partido Socialista Brasileiro. Somente em 1986, com a redemocratização, o PSB voltou ao cenário nacional, quando realizou o primeiro encontro nacional do partido.

You might also like

Nacional 0 Comments

Molon: Dinheiro que governo destinou para propaganda compraria 1,2 mil respiradores

O deputado e líder do PSB na Câmara, Alessandro Molon (PSB-RJ), criticou mais uma medida insensata do governo de Jair Bolsonaro que retirou R$ 83,9 milhões do Bolsa Família, um

Municípios 0 Comments

ASSEMBLEIA APROVA CONVOCAÇÃO DE AMIGO DE WITZEL PARA FALAR SOBRE DEMISSÃO DE DENUNCIANTE

A Assembleia Legislativa do Rio aprovou ontem a convocação do subsecretário Ramon Neves para depor na na comissão que investiga os gastos com o combate à Covid-19 no estado. Requerimentos

Municípios 0 Comments

Prefeitura de Casimiro de Abreu realiza operação ‘tapa-buraco’ para consertar rodovias estaduais da região 

  A Prefeitura de Casimiro de Abreu está realizando a operação ‘tapa-buraco’ para recuperar a estrada Parque Serra Mar, RJ 142, que liga a sede do município até a Região

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply