Renan Ferreirinha: “O hospital de campanha de São Gonçalo ainda é um grande canteiro de obras”
Hospital de Campanha de São Gonçalo, RJ, deve ser aberto só com dez respiradores
Com 27 dias de atraso, o Hospital de Campanha de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, deve ser aberto nesta quinta-feira (28). O contrato do hospital prevê a disponibilização de 200 leitos – 80 de unidade de terapia intensiva e 120 de enfermaria.
No primeiro dia de atendimento, anunciado para ser na quinta-feira (27), devem ser transferidos para a unidade de saúde apenas dez pacientes. A razão é que no hospital, por enquanto, só há dez respiradores pulmonares.
Esse é o mesmo número de equipamentos encontrados pelo Conselho Regional de Medicina (Cremerj) durante uma vistoria, uma semana atrás. De lá pra cá, nada mudou. O responsável pela construção da unidade de saúde é a organização social (OS) Iabas.
Falta de médicos e de equipamentos
A OS Iabas está no centro de investigações por suspeitas de superfaturamento e outras irregularidades na construção de hospitais de campanha no estado. Além disso, para que ocorram os atendimentos nas unidades faltam equipamentos e médicos.
O instituto alega que tem dificuldade para contratar médicos. São preciso 800 profissionais para os sete hospitais de campanha e, até agora, só há 380 médicos. A Iabas, porém, garantiu que a equipe para o Hospital de São Gonçalo está completa.
Como mostrou o RJ2, ainda que operários tenham trabalhado o dia todo no local, à noite a unidade de saúde ainda passava por modificações para ser conectada à rede de esgoto.
Mesmo com 27 dias de atraso, a Iabas alegou que os problemas ocorreram por causa da operação da Polícia Federal na terça-feira (26). Segundo o instituto, a ação atrapalhou o planejamento da obra devido às apreensões de documentos e equipamentos.
Por isso, segundo a Iabas, não foi possível inaugurar o hospital nesta quarta. A nova data para inauguração é esta quinta-feira (28). O instituto também comunicou que a baixa capacidade inicial de atendimentos é a segurança médica.
A OS explicou que os profissionais teriam que conhecer o ambiente e a estrutura de trabalho antes de receber muitos pacientes.
About author
You might also like
Rio de Janeiro sediará IV Encontro Internacional de Mulheres socialistas latino-americanas
Atividade marca os 20 anos da Secretaria Nacional de Mulheres Organizado pela Secretaria Nacional de Mulheres (SNM) do Partido Socialista Brasileiro (PSB), o IV Encontro Internacional de Mulheres Socialistas reunirá,
9ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência no Senado
De 25 de novembro a 3 de dezembro, acontece no Senado Federal a 9ª Semana de Valorização da Pessoa com Deficiência. Na programação, palestra, cursos e exposições marcam o Dia
Sancionada lei que cria Plano de Redução de Mortes no Trânsito
O presidente Michel Temer sancionou, sem vetos, a Lei 13.614 que cria o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), iniciativa originária da Câmara dos Deputados,
0 Comments
No Comments Yet!
You can be first to comment this post!