Receituário neoliberal: 38,4 milhões de brasileiros no trabalho informal!

Receituário neoliberal: 38,4 milhões de brasileiros no trabalho informal!

Matéria publicada no site do PSB Nacional

O IBGE divulgou que chegamos a 38,4 milhões de brasileiros na informalidade, 41,1% de toda força de trabalho do país. Nunca tantos trabalhadores sobreviveram na informalidade, sem o mínimo de segurança, direitos e dignidade. Isso significa que as políticas governamentais estão sendo planejadas para baratear o custo do trabalho e, com isso, aumentar o lucro dos capitalistas. Esse é o receituário neoliberal.

Por um lado, reformas trabalhistas e previdenciárias para retirar direitos e dificultar o acesso dos trabalhadores aos benefícios públicos, impedindo que o estado gaste recursos com os trabalhadores e com as pessoas mais pobres.

Por outro lado, direcionam o grosso dos orçamentos públicos para cuidar dos super ricos com incentivos e isenções – isenções de impostos, financiamentos privilegiados e com a especulação da dívida pública. Sem falar nas privatizações comandadas por corruptos que transferem a preços simbólicos um inestimável patrimônio público comum para grandes capitalistas nacionais e estrangeiros.

Para superar esse cenário de desesperança e tensões sociais no Brasil e no mundo, é urgente uma profunda mudança no sistema político, uma mudança que coloque como objetivo do governo e da economia o bem estar da população trabalhadora e não o lucro dos super ricos, como ocorre hoje.

Por isso o PSB está construindo sua Autorreforma. Queremos mobilizar o país para construir um projeto de nação, democrático, justo e sustentável. Um projeto capaz de garantir vida digna e livre para a ampla maioria da sociedade e ao mesmo tempo preservar o planeta para as gerações futuras.

About author

Partido Socialista Brasileiro
Partido Socialista Brasileiro 172 posts

Em 1947 o Partido da Esquerda Democrática transformou-se em Partido Socialista Brasileiro. Somente em 1986, com a redemocratização, o PSB voltou ao cenário nacional, quando realizou o primeiro encontro nacional do partido.

You might also like

Nacional 0 Comments

Renovação na política passa por participação da militância nos partidos, afirma Carlos Siqueira

Para Carlos Siqueira, bases partidárias devem ser ouvidas contribuir com as decisões e proposições do partido. Foto: Humberto Pradera O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, defendeu nesta segunda-feira (29),

Notícias 0 Comments

Deputados estaduais Carlos Minc e Dr. Julianelli reforçam PSB/RJ

Os deputados estaduais Carlos Minc e Gláucio Julianelli, conhecido como Dr. Julianelli, ambos do Rio de Janeiro, assinaram ficha de filiação ao PSB nesta sexta-feira (2), em ato no 14º

Nacional 0 Comments

Ato reúne 100 mil em Copacabana por saída de Temer e eleições diretas

Protesto organizado por movimentos sindicais e sociais reuniu milhares de manifestantes, além de artistas e músicos na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação/Diretas Já Cerca de 100

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply