Na volta do Congresso, Molon requer presença de três ministros do governo

Na volta do Congresso, Molon requer presença de três ministros do governo

O líder da Oposição na Câmara, deputado Alessandro Molon (PSB-RJ), apresentou requerimentos para convocar três ministros do governo Bolsonaro a prestarem esclarecimentos.

Um dos requerimentos pede que o ministro da Economia, Paulo Guedes, seja ouvido sobre os problemas na concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo reportagens publicadas nas últimas semanas, há uma fila de cerca de 2 milhões de pedidos de concessão de aposentadoria em análise. Desse total, 1,3 milhão está com atraso superior aos 45 dias de prazo para processamento.

Outro requerimento pede a convocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, para explicar os problemas verificados durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As falhas levaram à suspensão do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a principal forma de acesso ao ensino superior público do país, e interferiram na vida de 3,9 milhões de estudantes.

Já o terceiro convoca o secretário Especial de Comunicação Social Presidência da República, Fabio Wajngarten, para explicar sobre contratações e gastos de recursos públicos com a comunicação social do governo.

Segundo reportagens do jornal Folha de S. Paulo, Wajngarten figura como sócio de empresas que possuem contratos com a Secretaria de Comunicação (Secom), beneficiando-se do cargo para direcionar recursos públicos para seus negócios privados.

“Se o governo Bolsonaro imaginava que, porque o Congresso estava em recesso em janeiro, os absurdos de sua gestão nesse período passariam em branco, estava completamente enganado. O Parlamento tem responsabilidade com o Brasil e iremos cumprir o nosso papel. Voltamos com força total”, afirmou Molon.

Molon também encaminhou um Projeto de Decreto Legislativo para sustar medida do Ministério da Educação que limita a participação de pesquisadores em eventos científicos.

Uma das melhores maneiras de melhorar a qualidade da ciência é estimular a mobilidade de pesquisadores para participarem de eventos científicos por meio de acordos bilaterais e discussão de parcerias internacionais.

“Reuniões científicas são da mais alta relevância na vida de um cientista. Nelas, pesquisadores apresentam e discutem com colegas seus novos trabalhos, em distintos estágios de desenvolvimento, incluindo descobertas preliminares, dados coletados recentemente ou dados que estão aguardando publicação”, justifica Molon no PDL.

“A participação intensa da comunidade científica nacional nessas reuniões é condição necessária para o desenvolvimento científico e tecnológico do país”, completa o líder da Oposição.

Assessoria de Comunicação/PSB nacional

About author

Partido Socialista Brasileiro
Partido Socialista Brasileiro 172 posts

Em 1947 o Partido da Esquerda Democrática transformou-se em Partido Socialista Brasileiro. Somente em 1986, com a redemocratização, o PSB voltou ao cenário nacional, quando realizou o primeiro encontro nacional do partido.

You might also like

Notícias 0 Comments

Socialistas avançam e já são a terceira força política em número de votos e população a ser governada

O presidente do PSB, Carlos Siqueira, analisa o resultado das eleições: “A leitura correta e a devida coragem para persegui-la nos conduziram a um desempenho extremamente exitoso em 2016, condição

Notícias 0 Comments

Governadores do PSB querem controle nas fronteiras contra armas e drogas

Os governadores do PSB Paulo Câmara (Pernambuco) e Rodrigo Rollemberg (Distrito Federal) defenderam maior reforço policial nas fronteiras para evitar o tráfico de armas, munições e drogas que provocam o

Notícias 0 Comments

Hugo defende Programa de Apoio Emergencial para segurança no Rio

Após anúncio pelo presidente Michel Temer de que o governo federal começará a implantação do Plano Nacional de Segurança Pública pelo Rio de Janeiro, a bancada federal do Estado esteve,

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply