PARA QUE NUNCA MAIS SE REPITA!

PARA QUE NUNCA MAIS SE REPITA!

Texto enviado por Guilherme Cohen, filiado ao PSB-RJ e membro do Coletivo Judeus pela Democracia

Hoje, dia 27 de janeiro de 2020, lembramos os 75 anos da libertação do campo de extermínio de Auschwitz, onde mais de 1 milhão de pessoas foram mortas durante o regime nazista alemão. A data, instituída em 2005 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), é considerada o dia internacional de recordação das vítimas do Holocausto.

Como membro da comunidade judaica, que perdeu familiares durante esse período terrível da nossa história, esse dia é muito emocionante para mim. Uma mistura de raiva, indignação, tristeza e decepção tomam conta nessa data. Essa semana será marcada por homenagens em todo o Brasil, pois acreditamos que é fundamental lembrar para que nunca mais se repita.

Mais do que lembrar e homenagear as vítimas dessa terrível passagem da história da humanidade, o dia de hoje serve para que essa barbárie jamais seja negada. O negacionismo e o revisionismo histórico são um perigo enorme e jamais podem ser tolerados. Em um momento em que tentam apagar ou alterar a história, é mais que necessário; é fundamental preservarmos a memória.

Além disso, em função do momento que estamos vivendo, essa data também serve como um alerta. O avanço da extrema-direita, dos discursos de ódio e violência não devem ser tolerados. Sob hipótese alguma.

Hoje é também um dia para lutar! Lutar contra o antissemitismo. Mas não apenas contra o antissemitismo. Lutar contra a LGBTfobia, a islamofobia, o machismo, o racismo. Enfim, lutar contra toda forma de preconceito e discriminação! É um dia para renovar as esperanças por dias melhores!

Hoje é um dia para dizer que não esqueceremos jamais! Mas também é um dia pra dizer que não deixaremos que se repita, com ninguém!

About author

Partido Socialista Brasileiro
Partido Socialista Brasileiro 172 posts

Em 1947 o Partido da Esquerda Democrática transformou-se em Partido Socialista Brasileiro. Somente em 1986, com a redemocratização, o PSB voltou ao cenário nacional, quando realizou o primeiro encontro nacional do partido.

You might also like

Notícias 0 Comments

PSB, 70 anos: artigo de Carlos Siqueira

O socialismo, como ideologia e prática, corresponde à expectativa humanista de justiça social que fundamenta uma inconformidade aguda e, consequentemente, uma inquietação de consciência que anima homens e mulheres a

Notícias 0 Comments

Eduardo Campos será homenageado no Congresso Nacional

O Senado Federal realizará, no próximo dia 13, às 9h, sessão solene em homenagem ao ex-governador de Pernambuco e ex-presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Eduardo Campos, pela passagem

Nacional 0 Comments

Após debate, PSB abre consulta na internet sobre reforma da Previdência

Por mais de duas horas, a reforma da previdência proposta pelo governo de Michel Temer e suas implicações na vida de milhões de brasileiros foram objeto de análise e debate

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply