Mais um: Roberto Alvim é demitido da Secretaria Especial da Cultura

Mais um: Roberto Alvim é demitido da Secretaria Especial da Cultura

Matéria de Jan Niklas e Thays Guimarães publicada no Jornal O Globo

RIO — O secretário especial de Cultura, Roberto, Alvim foi exonerado do cargo, segundo confirmou a assessoria da pasta na manhã desta sexta-feira. Ele provocou uma onda de indignação após copiar frases de um discurso nazista em um pronunciamento oficial da pasta. A exoneração de Alvim já havia sido antecipada pela colunista Miriam Leitão.

A polêmica surgiu após um vídeo ser divulgado para anunciar o Prêmio Nacional das Artes, projeto no valor total de mais de R$ 20 milhões. Na gravação, Alvim copiou uma citação do ministro de propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels. Além disso, o anúncio traz como fundo musical a ópera “Lohengrin”, de Richard Wagner, compositor alemão celebrado pelo nazismo.

O vídeo e as referências ao nazismo incomodaram até mesmo o mentor de Roberto Alvim, o ideólogo Olavo de Carvalho. “É cedo para julgar, mas o Roberto Alvim talvez não esteja muito bem da cabeça. Veremos”, publicou Carvalho. Em entrevista à “Rádio Gaúcha” na manhã desta, ele lamentou a declaração do guru.

— A única coisa que me entristeceu disso tudo foi essa frase do professor Olavo, um mestre pra mim, uma pessoa que ajudou muito com seus escritos — disse Roberto Alvim.

Em entrevista a meios de comunicação na manhã desta sexta-feira, Roberto Alvim negou conhecimento da frase de Goebbels, mas disse que concorda com ela. O discurso teria sido escrito em um “brainstorming”, segundo ele. A finalização do texto foi dele, no entanto.

Veja o que diz a citação de Goebbels:

Segundo o livro “Goebbels: a Biography”, de Peter Longerich, o líder nazista afirmou: “A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada” 

O que disse Roberto Alvim:

Nó vídeo divulgado pela Secretaria Especial de Cultura ele afirma: “A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional. Será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes de nosso povo, ou então não será nada”, discursou Alvim no vídeo postado nas redes sociais.

About author

Partido Socialista Brasileiro
Partido Socialista Brasileiro 172 posts

Em 1947 o Partido da Esquerda Democrática transformou-se em Partido Socialista Brasileiro. Somente em 1986, com a redemocratização, o PSB voltou ao cenário nacional, quando realizou o primeiro encontro nacional do partido.

You might also like

Municípios 0 Comments

Grupos de dança orgulham moradores de Paraíba do Sul

Paraíba do Sul – A cultura é um dos pontos fortes de Paraíba do Sul, entretanto, necessita de mais incentivo. Os grupos de dança da cidade são sucesso por onde

Notícias 1Comments

PSB se fortalece no Rio

Em março, quando assumiu a presidência do PSB-RJ, o senador Romário Faria, afirmou que um dos principais objetivos da nova executiva era fazer com que o partido cresça e se

Nacional 0 Comments

Eduardo Moreira: desigualdade coloca Brasil em “estado de guerra”

A desigualdade social no Brasil é tema central da Conferência Nacional da Autorreforma do PSB, que acontece nos dias 28 e 29 de novembro, no Rio de Janeiro. O economista

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply