PSB-RJ inaugura sede no centro e fortalece sua atuação no Estado do Rio

PSB-RJ inaugura sede no centro e fortalece sua atuação no Estado do Rio

Na noite desta segunda-feira, 2, o Partido Socialista Brasileiro do Rio de Janeiro inaugurou sua nova sede, no Centro do RJ, e apresentou aos seus filiados os novos coordenadores dos segmentos. Com a presença do Presidente Nacional do PSB, Carlos Siqueira, e dos deputados federais Alessandro Molon (presidente estadual da sigla e Líder da Oposição na Câmara) e Tadeu Alencar (PSB-PE, Líder do PSB na Câmara), além dos deputados estaduais, Carlos Minc e Renan Ferreirinha, o partido promoveu um grande evento para marcar o início de um novo ciclo.

Molon iniciou o evento com um discurso forte contra as desigualdades que castigam o povo brasileiro e fluminense. De acordo com Molon, “estamos aqui nesta inauguração porque queremos reafirmar a nossa identidade neste estado tão importante que é o Rio de Janeiro. Somos um partido de luta, e nos dias de hoje a nossa luta é, e tem que ser, contra a desigualdade social, que é o principal problema deste país. E essa desigualdade se manifesta de várias formas: econômica, de gênero, de raça e geográfica”.

Para Molon, a inauguração da nova sede é também uma forma de reapresentar o PSB ao público e, principalmente, à sua militância. O deputado defende que um espaço acolhedor e organizado é o ponto de partida para as pretensões de quem quer alçar grandes voos em um futuro próximo. “É preciso que as pessoas cheguem até aqui e sintam confiança no PSB. Queremos um partido forte e transparente”, afirmou.

Como é de conhecimento público e consenso popular, o Estado do Rio de Janeiro tem convivido com grandes dificuldades no campo político. São cinco ex-governadores presos nos últimos três anos. Por este e outros motivos, há um descrédito da população em relação à política fluminense. Para o PSB, o momento é de virar esta página. “Para que servem os partidos?”, foi uma das perguntas que Alessandro Molon fez em sua fala, ao tratar desta descrença na representatividade política.

Ora, ele mesmo respondeu: “Para organizar a luta e valores que defendemos. Não existe, afinal, democracia sem partidos fortes. Não há democracia forte sem partidos fortes. E o que queremos nesta sede é construir um PSB forte neste estado. Essa sede não é um fim em si mesma. Ela não existe porque é bonita. Ela é bonita para ajudar na luta que precisamos ter. Ela é bonita porque o povo merece o melhor. É muito errada essa ideia de que partido político tem que ser ruim e feio, e outros órgãos têm que ser bonitos. Partido é lugar de luta, mas também tem que ser acolhedor, e as pessoas têm que se sentir bem quando vierem até aqui. Afinal, aqui iremos debater os rumos da nossa cidade e do nosso estado”.

Reunidos no auditório Miguel Arraes, uma homenagem ao presidente do PSB entre 1993 e 2005 e integrante do Livro dos Heróis da Pátria, a mesa que coordenou a cerimônia, além dos parlamentares de Brasília já mencionados, contou ainda com a presença de Acilino Ribeiro, do Movimento Popular Socialista (MPS), Dora Pires, da Secretaria de Mulheres do PSB, Valneide Nascimento, secretária nacional da Negritude Socialista Brasileira do PSB, e de Tony Sechi, secretário nacional da Juventude Socialista.

Após a fala de Molon, o evento seguiu com a nomeação dos secretários dos segmentos do partido no Rio de Janeiro e suas comitivas. A saber, Raphael Costa foi nomeado Secretário da Juventude do PSB-RJ; Lourenço Cezar da Silva assumiu a executiva estadual do MPS; Luciana Moreira se tornou Secretária Estadual da Mulher; e o cineasta Anderson Quack é o novo Secretário Estadual da Negritude Socialista.

Após a cerimônia das posses, o Presidente Nacional do PSB, Carlos Siqueira, fez algumas importantes considerações. Ele começou sua fala agradecendo pelo convite do deputado Alessandro Molon, e citando a importante e simbólica presença de Guel Arraes, que representou a família de Miguel Arraes. Em seguida, enalteceu o trabalho da bancada federal, representada pelo Líder Tadeu Alencar, e da bancada estadual, com Carlos Minc e Renan Ferreirinha.

Siqueira aproveitou para relembrar a importância da Convenção de Autorreforma que o PSB promoveu na última semana, no Rio de Janeiro. “Precisamos enfrentar uma realidade muito dura que estamos vivendo. Uma crise política tão aguda, tão arriscada, nos chama a uma reflexão mais profunda. Vamos levantar a cabeça e defender as nossas ideias. Nós defendemos as melhores ideias, de humanismo, de igualdade, de democracia e de liberdade”, afirmou.

Ele também reforçou a importância do partido ter iniciado “uma discussão ampla, profunda e estruturante acerca do que o PSB pensa sobre economia, políticas sociais, infra-estrutura, ciência, tecnologia e inovação, educação e o sistema político”, concluiu.

Siqueira também anunciou um importante acontecimento: a filiação de Roberto Saturnino Braga. Deputado federal, prefeito, vereador da cidade do Rio de Janeiro e senador da República, Saturnino é um das figuras mais respeitadas do campo progressista brasileiro por sua postura ética, com imensa contribuição social e política para país.

About author

Partido Socialista Brasileiro
Partido Socialista Brasileiro 143 posts

Em 1947 o Partido da Esquerda Democrática transformou-se em Partido Socialista Brasileiro. Somente em 1986, com a redemocratização, o PSB voltou ao cenário nacional, quando realizou o primeiro encontro nacional do partido.

You might also like

Notícias 0 Comments

Aprovada PEC de senador do PSB criando fundo de segurança

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (6), em primeiro turno, a criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Segurança Pública (FNDSP). Foram 58 votos favoráveis e apenas um contrário.

Notícias 0 Comments

Eduardo Campos receberá título de doutor honoris causa em Brasília

Homenagem – 05/06/2015 Eduardo Campos será homenageado com o título de Doutor Honoris Causa no dia 10 de junho, às 9h, em Brasília. O título será concedido pelo IDP –

Notícias 0 Comments

PSB inaugura sede de diretório municipal em Nova Iguaçu

Quase 100 pessoas participaram, nesta sexta (29/09), da inauguração da nova sede do diretório municipal do PSB, em Nova Iguaçu. “Vamos trabalhar muito para fortalecer o partido na nossa cidade

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply