Carlos Minc consegue mais uma vitória em seu projeto pela educação superior

Carlos Minc consegue mais uma vitória em seu projeto pela educação superior

O deputado estadual Carlos Minc, do PSB-RJ, conseguiu a aprovação, em segunda discussão, de mais um projeto de lei de sua autoria. O PL 3.206/14 irá regulamentar a concessão e o acúmulo de bolsas para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão universitária no Estado do Rio. Esse é o compromisso do PSB com a educação fluminense.

De acordo com a proposta, as instituições estaduais de ensino superior poderão conceder diferentes tipos de bolsa, com a possibilidade de acumular o benefício. A saber, as bolsas são: bolsa permanência, para a promoção do acesso e permanência de estudantes em condições de vulnerabilidade social; bolsa de extensão, para o desenvolvimento de projetos e programas de pesquisa, bem como a realização de cursos e produção de eventos; bolsa de monitoria, oferecida a alunos que prestam auxílio aos demais estudantes de determinada disciplina; e bolsa empreendedorismo, para a promoção de projetos que tenham caráter inovador e que desenvolvam novos produtos ou serviços, além das bolsas para estágios interno e externo e de iniciação científica.

As bolsas serão pagas mensalmente e poderão ter valores correspondentes às bolsas pagas pelas agências oficiais de fomento à pesquisa, respeitando a autonomia administrativa e financeira das universidades estaduais. Para recebimento das bolsas, os alunos terão que estar regularmente matriculados e apresentar indicadores satisfatórios de “desempenho acadêmico” definidos pela instituição.

Segundo Minc, “a proposta é importante para a sociedade ganhar maior produtividade acadêmica e para o aluno ter aumento em sua renda pessoal, assim melhorando sua condição de vida através da ciência. Muitas vezes os estudantes abandonam a produção científica, e até mesmo seus estudos, para se inserir no mercado de trabalho em busca de salários melhores, já que o valor de uma única bolsa na maioria das vezes é insuficiente para atender as demandas acadêmicas dos estudantes”, justificou o parlamentar.

Com informações na Alerj

About author

Partido Socialista Brasileiro
Partido Socialista Brasileiro 261 posts

Em 1947 o Partido da Esquerda Democrática transformou-se em Partido Socialista Brasileiro. Somente em 1986, com a redemocratização, o PSB voltou ao cenário nacional, quando realizou o primeiro encontro nacional do partido.

You might also like

Notícias 0 Comments

Para Hugo, aumento de contribuição de servidor é inconstitucional

  Os artigos 37 e 38 da MP 805 – sobre a contribuição social dos servidores da União, incluindo o aumento de 11% para 14% – são inconstitucionais, na visão

Municípios 0 Comments

Renan Ferreirinha: como fica a educação diante da pandemia do Coronavírus?

Educação em tempos de quarentena – Como será? A Alerj vota hoje, 31, o Projeto de Lei que autoriza o governo do Rio a implementar ensino pela internet aos alunos

Notícias 0 Comments

Hugo destaca ação da PRF: menos mortes no trânsito no Natal

O número de mortes durante o feriado de Natal, de 22 a 25 de dezembro, teve queda de 30% nas estradas federais do Brasil em 2017, informou a Polícia Rodoviária

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply