O que prejudica a cooperação científica internacional no Rio de Janeiro?

O que prejudica a cooperação científica internacional no Rio de Janeiro?

Com informações da Alerj

Para responder a importante questão colocada no título, as Comissões de Economia e Ciência e Tecnologia da Alerj promoveram nesta terça-feira, 22, a audiência pública “Cooperação Científica Internacional”, que teve a participação de representantes de diversas instituições de ensino nacionais e internacionais.

O grupo de intelectuais debateu as perspectivas para as universidades que têm como base as pesquisas científicas no Estado, além da ampliação das interlocuções com instituições estrangeiras, institutos de pesquisa internacionais e agências de fomento à ciência de perfil internacional.

Para eles, a falta de incentivo e financiamento, assim como escassez de moradia para estudantes e pesquisadores estrangeiros, são os principais problemas que pairam sobre a questão.

Para o nosso deputado Renan Ferreirinha, “é cada vez mais necessário pensar em trazer alunos para o Rio de Janeiro. Conheci muitas pessoas interessadas em estudar no Brasil quando estudei fora do país e precisamos pensar em como fazer isso ser possível. É muito importante todos nós termos o entendimento de cidadãos globais, de estarmos conectados. Essa cooperação científica deveria ser uma grande missão”, destacou o presidente da Comissão de Economia da Alerj.

De acordo com a avaliação da professora da UERJ Cristina Mussi, “muitos querem vir estudar aqui, mas evitam principalmente o Rio de Janeiros por causa da insegurança. Além disso, há falta de disponibilidade de acomodação para esses alunos e pesquisadores”, disse Cristina.

Estiveram presentes, também, representantes da Fundação Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), do Instituto Federal Fluminense (IFF), e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF).

About author

Partido Socialista Brasileiro
Partido Socialista Brasileiro 126 posts

Em 1947 o Partido da Esquerda Democrática transformou-se em Partido Socialista Brasileiro. Somente em 1986, com a redemocratização, o PSB voltou ao cenário nacional, quando realizou o primeiro encontro nacional do partido.

You might also like

Notícias 0 Comments

PSB disputa 2º turno em nove cidades: Petrópolis e Niterói na lista

  O Partido Socialista Brasileiro (PSB) vai disputar o segundo turno em três capitais – Recife (PE), Aracaju (SE) e Goiânia (GO) e outras seis grandes cidades nos estados de

Notícias 0 Comments

PSB lança nova ferramenta de gestão de dados e comunicação partidária no próximo dia 20

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) lançará no dia 20 de janeiro, às 19h, a Plataforma de Democratização da Gestão Partidária, nova ferramenta de filiação, gestão de dados e comunicação do

Notícias 0 Comments

PSB-RJ participa de oficina para profissionais de comunicação

De 29 a 31 de outubro, a equipe de comunicação do PSB-RJ e o secretário de organização, Rafael Taka, participaram da Oficina de Estratégias Inovadoras de Cultura Digital para Comunicação

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply