‘Ele não me viu com a roupa de escola?’, falou o estudante morto na Maré

“Eu sei quem atirou em mim, eu vi. Foi o blindado, ele não me viu com a roupa de escola?”. Essas foram as palavras do menino Marcus Vinicius Silva à sua mãe, Bruna Silva, antes de morrer. O estudante de 14 anos foi baleado, na manhã de quarta-feira, quando estava a caminho da escola na Maré.

No dia 20 de maio de 2018, ocorreu uma operação conjunta da Polícia Civil e do Exército, na Vila Pinheiros, dentro do Complexo da Maré. Além de Marcus, mais seis pessoas morreram devido à ação.

Atualmente, o Rio de Janeiro sobrevive com uma política de segurança fracassada. As pessoas andam nas ruas com medo, e no local onde se sentiam mais seguros, em suas casas, não se sentem mais. Neste caso em questão, o uso exagerado da força foi evidente e, por isso, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, por meio de uma liminar, pediu à Justiça para proibir disparos de aeronaves em locais urbanos.

No documento, protocolado na 6ª Vara da Fazenda Pública da Capital, a Defensoria requereu o cumprimento da decisão judicial que obriga o Estado a demonstrar o plano de redução de riscos e danos para impedir a violação dos direitos humanos e resguardar a vida dos moradores do Complexo da Maré em incursões policiais.

E, ainda na petição, a Defensoria discorre sobre a discriminação de classes sociais. Pois, uma medida de utilização de aeronaves com disparos de grosso calibre, perto de escolas e residências, nunca ocorreu em bairros de classe média.

O objetivo da segurança pública do estado é conter a violência, mas, para isso, é necessário rever todos os procedimentos de operações policiais do combate à criminalidade. Quatro meses após a intervenção federal, o número de pessoas mortas pela polícia em operações aumentou 34% em relação ao mesmo período do ano passado, mostra o CESeC.

O PSB-RJ lamenta profundamente a perda de mais um jovem promissor que tinha um futuro repleto de realizações à frente. Esperamos esclarecimentos da Polícia, conforme determinação da Justiça, sobre a operação que ocorreu nesse fatídico dia.

 

Foto: reprodução TV Globo.

About author

You might also like

Notícias 0 Comments

Em debate ao vivo, Felipe Peixoto defende mais atuação do município na segurança 

  Depois do ao vivo no SBT, candidato cumpriu agendas na Região Oceânica Os niteroienses tiveram nesta sexta-feira, 23, mais uma oportunidade de conhecer algumas das propostas dos quatro candidatos a

Nacional 0 Comments

Socialistas contribuem com debate sobre aquecimento global na 22ª Conferência Mundial Sobre o Clima

Meio ambiente – 21/11/2016  Representantes socialistas participaram da 22º Conferência Mundial Sobre o Clima (COP 22), que se encerrou na última sexta-feira (18) em Marrakech, no Marrocos, com a assinatura

Entrevistas 0 Comments

Carlos Siqueira afirma que RJ tem papel fundamental nas próximas eleições

O presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, afirmou que o estado do Rio de Janeiro tem um papel fundamental nas eleições de 2016 e 2018. Para ele,

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply