‘Ele não me viu com a roupa de escola?’, falou o estudante morto na Maré

“Eu sei quem atirou em mim, eu vi. Foi o blindado, ele não me viu com a roupa de escola?”. Essas foram as palavras do menino Marcus Vinicius Silva à sua mãe, Bruna Silva, antes de morrer. O estudante de 14 anos foi baleado, na manhã de quarta-feira, quando estava a caminho da escola na Maré.

No dia 20 de maio de 2018, ocorreu uma operação conjunta da Polícia Civil e do Exército, na Vila Pinheiros, dentro do Complexo da Maré. Além de Marcus, mais seis pessoas morreram devido à ação.

Atualmente, o Rio de Janeiro sobrevive com uma política de segurança fracassada. As pessoas andam nas ruas com medo, e no local onde se sentiam mais seguros, em suas casas, não se sentem mais. Neste caso em questão, o uso exagerado da força foi evidente e, por isso, a Defensoria Pública do Rio de Janeiro, por meio de uma liminar, pediu à Justiça para proibir disparos de aeronaves em locais urbanos.

No documento, protocolado na 6ª Vara da Fazenda Pública da Capital, a Defensoria requereu o cumprimento da decisão judicial que obriga o Estado a demonstrar o plano de redução de riscos e danos para impedir a violação dos direitos humanos e resguardar a vida dos moradores do Complexo da Maré em incursões policiais.

E, ainda na petição, a Defensoria discorre sobre a discriminação de classes sociais. Pois, uma medida de utilização de aeronaves com disparos de grosso calibre, perto de escolas e residências, nunca ocorreu em bairros de classe média.

O objetivo da segurança pública do estado é conter a violência, mas, para isso, é necessário rever todos os procedimentos de operações policiais do combate à criminalidade. Quatro meses após a intervenção federal, o número de pessoas mortas pela polícia em operações aumentou 34% em relação ao mesmo período do ano passado, mostra o CESeC.

O PSB-RJ lamenta profundamente a perda de mais um jovem promissor que tinha um futuro repleto de realizações à frente. Esperamos esclarecimentos da Polícia, conforme determinação da Justiça, sobre a operação que ocorreu nesse fatídico dia.

 

Foto: reprodução TV Globo.

About author

You might also like

Notícias 0 Comments

Lei Seca já salvou 41 mil vidas e poupou R$ 550 bilhões

Estudo desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Economia do Seguro (CPES), da Escola Nacional de Seguros, aponta que a Lei Seca salvou 41 mil vidas desde 2008 quando foi sancionada

Notícias 0 Comments

Indio e Hugo vão criar secretaria municipal de Segurança Pública

Em ato realizado em frente à sede da Guarda Municipal, os deputados federais Índio da Costa, candidato a prefeito do Rio pelo PSD, e Hugo Leal (PSB), candidato a vice na

Sem categoria 0 Comments

Romário pede investigação na Suíça sobre sua suposta conta bancária

O senador Romário (PSB-RJ), nesta sexta-feira (27), protocolou um ofício na Procuradoria Geral da República uma solicitação para que as autoridades brasileiras provoquem a abertura de investigação na Suíça sobre

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply