Hugo Leal: “intervenção federal é a única saída”

Hugo Leal: “intervenção federal é a única saída”

Autor de pedidos de intervenção federal no Rio de Janeiro desde agosto de 2016, o deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ), coordenador da bancada do Rio de Janeiro na Câmara, saudou a decisão do governo de intervir na segurança apesar de reconhecer que ela veio tarde.  “Infelizmente é única saída constitucional possível. E podemos pensar que será fácil; pelo contrário, ainda vamos viver tempos bastante difíceis. A correção de rumo será penosa. A situação já estava fora de controle a muito tempo. Precisamos que a intervenção na segurança seja feita priorizando a inteligência, a estratégia, a informação, a prevenção” , afirmou o parlamentar, presidente do PSB/RJ.
 
Hugo Leal lembrou que, em agosto de 2016, logo após o encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio, ele foi a tribuna da Câmara para apontar a necessidade de intervenção federal. Voltou à tribuna seis meses depois, com o agravamento da crise no estado, para retomar o pedido e alertar para o colapso dos serviços.   “A Constituição prevê a intervenção no seu artigo 34 em caso de grave comprometimento da ordem pública, o que infelizmente, é o caso do Rio de Janeiro, onde o governo não tem como pagar as forças de segurança, servidores e fornecedores”, discursou o parlamentar, na ocasião, diante do plenário da Câmara.
 
Como presidente estadual do PSB, Hugo também destacou a necessidade da intervenção no programa partidário para o Rio de Janeiro em 2017. E articulou como coordenador da bancada, pedido assinado por nove deputados, ao então procurador-geral da República para ação junto ao STF pela intervenção federal nas áreas de segurança pública e saúde.  Finalmente, em julho de 2017, as Forças Armadas começaram a participar mais efetivamente das ações de segurança do Rio após o lançamento do Plano Nacional de Segurança.
 
Entretanto, houve poucos avanços e o próprio ministro da Justiça, Torquato Jardim, disse que o governador Luiz Fernando Pezão, e o secretário de Segurança do Estado, Roberto Sá, não controlam a Polícia Militar. Hugo Leal requereu a convocação do ministro para explicar e lembrou os pedidos de intervenção. “Quando vier aqui, o ministro poderá endossar essa manifestação da bancada, reforçando esse pedido junto à PGR e ao STF, ou até solicitar a intervenção ao presidente na sua condição de ministro da área”, afirmou o deputado Hugo Leal.
 
Por tudo isso, o deputado Hugo Leal acredita que a decisão de intervir demorou, mas ainda é necessária.  “É realmente a única saída. E está prevista na Constituição. A situação já estava fora de controle há muito tempo. Devemos estar preparados pois, infelizmente, ainda teremos muitas surpresas desagradáveis. O processo será muito duro”, disse o coordenador da bancada do Rio de Janeiro na Câmara.

About author

Partido Socialista Brasileiro
Partido Socialista Brasileiro 115 posts

Em 1947 o Partido da Esquerda Democrática transformou-se em Partido Socialista Brasileiro. Somente em 1986, com a redemocratização, o PSB voltou ao cenário nacional, quando realizou o primeiro encontro nacional do partido.

You might also like

Entrevistas 0 Comments

Carlos Siqueira afirma que RJ tem papel fundamental nas próximas eleições

O presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, afirmou que o estado do Rio de Janeiro tem um papel fundamental nas eleições de 2016 e 2018. Para ele,

Notícias 0 Comments

PSB, 70 anos: artigo de Carlos Siqueira

O socialismo, como ideologia e prática, corresponde à expectativa humanista de justiça social que fundamenta uma inconformidade aguda e, consequentemente, uma inquietação de consciência que anima homens e mulheres a

Notícias 0 Comments

Romário pede investigação na Suíça sobre sua suposta conta bancária

O senador Romário (PSB-RJ), nesta sexta-feira (27), protocolou um ofício na Procuradoria Geral da República uma solicitação para que as autoridades brasileiras provoquem a abertura de investigação na Suíça sobre

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply