Hugo Leal apresenta 11 emendas à MP do Código de Mineração

Hugo Leal apresenta 11 emendas à MP do Código de Mineração

 

 

Hugo: emendas para garantir investimentos e defender interesse público

Integrante da Comissão Mista do Congresso que analisa a MP 790/2017, que altera o Código de Mineração, o deputado federal Hugo Leal (PSB/RJ) apresentou 11 emendas após manter reuniões com especialistas do setor. “As emendas buscam aperfeiçoar o texto tanto para atrair e garantir segurança jurídica para os investidores quanto para dar mais garantias ao estado”, explicou o parlamentar.

A emenda 225, por exemplo, permite ao diretor do DNPM (Departamento Nacional de Pesquisa Mineral, mediante justificativa fundamentada, desmembrar o título colocado em disponibilidade em diversos lotes, com limite mínimo de 40 hectares. “O fracionamento de uma grande área em vários editais fomentará o interesse de maior número de interessados, incentivando maior competição e maximizando o interesse específico pela exploração do subsolo”, explicou Hugo Leal. No mesmo sentido, foram apresentadas as emendas 227 (para criar mecanismos para impedr que áreas sejam bloqueadas indefinidamente) e 229 (estabelecendo parâmetros para multas de modo a evitar excessos).

Por outro lado, o deputado também apresentou emenda para estabelecer que o minerador fica “obrigado a alocar recursos em fundo próprio e/ou contratar seguro junto ao sistema financeiro nacional de forma a assegurar a existência de numerário suficiente ao ressarcimento da União”. Hugo explicou que o objetivo desta emenda é “garantir recursos para a recomposição de áreas degradadas pela indústria minerária ou pelo ressarcimento à União em decorrência de gastos com acidentes ambientais que exijam a atuação do Estado”. O parlamentar apresentou ainda emenda criando instrumentos para a nova Agência Nacional de Mineração recusar novos processos, caducar, anular e extinguir processos e títulos minerários, se a lavra for considerada prejudicial ao bem público ou comprometer interesses que superem a utilidade da exploração industrial.

O deputado Hugo Leal, presidente do PSB/RJ, também

apresentou emenda à MP 791 que cria a Agência Nacional de Mineração (ANM) para que a nova ANM tenha sede e foro no Rio de Janeiro, e à MP 789 para criar mecanismos de compensação para municípios vizinhos a áreas de mineração. As três MPs (789, 790 e 791) fazem parte do pacote do governo com o objetivo de modernizar o setor.

About author

Partido Socialista Brasileiro
Partido Socialista Brasileiro 114 posts

Em 1947 o Partido da Esquerda Democrática transformou-se em Partido Socialista Brasileiro. Somente em 1986, com a redemocratização, o PSB voltou ao cenário nacional, quando realizou o primeiro encontro nacional do partido.

You might also like

Notícias 0 Comments

Bancada socialista do Senado reúne-se com presidente nacional do PSB

O presidente nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, reuniu-se, na tarde de quarta-feira (19/08), com a bancada de senadores socialistas, entre eles o senador Romário Faria (PSB-RJ),  na

Notícias 0 Comments

Em debate ao vivo, Felipe Peixoto defende mais atuação do município na segurança 

  Depois do ao vivo no SBT, candidato cumpriu agendas na Região Oceânica Os niteroienses tiveram nesta sexta-feira, 23, mais uma oportunidade de conhecer algumas das propostas dos quatro candidatos a

Notícias 0 Comments

Lei Brasileira de Inclusão é sancionada

Brasília – O Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei Brasileira de Inclusão (LBI) foi sancionado ontem (6) pela presidente Dilma Rousseff e passa valer a partir do dia 2

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply