PSB lança selo para celebrar 70 anos de fundação

PSB lança selo para celebrar 70 anos de fundação

Como parte das celebrações de seus 70 anos de fundação, que se completam a 6 de agosto deste ano, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) lançou um selo comemorativo. Nas versões horizontal e vertical, o selo traz o amarelo e o vermelho, cores que estão na bandeira do partido, e o seu símbolo oficial, representado pela pomba branca que carrega no bico um ramo de oliveira, uma criação do pintor Pablo Picasso que se tornou símbolo universal da paz. A peça também traz o lema do PSB “Socialismo e Liberdade” e a data do marco comemorativo de seus 70 anos de fundação (1947-2017).

Além do selo comemorativo, a programação pelos 70 anos do partido prevê a realização do seminário Desafios da esquerda democrática no Brasil e no Mundo, entre os dias 10 e 12 de agosto, com debates, lançamento de livro e de vídeo e um ato cultural.

Sob o lema “Socialismo e Liberdade”, o PSB foi fundado em agosto de 1947 pela chamada Esquerda Democrática, um movimento organizado em defesa das transformações sociais e das liberdades civil e política. Formado por 63 pessoas, o grupo se caracterizou pela crítica, de um lado, ao liberalismo econômico e, de outro, ao stanilismo.

No dia 6 agosto de 1947, o primeiro congresso do partido afirmou a sua ideologia socialista, ao proclamar a função social da propriedade e o papel do Estado na economia, defender reformas estruturais, a nacionalização de áreas estratégicas, a ampliação dos direitos dos trabalhadores e a garantia da saúde e educação.

Extinto juntamente com outros partidos políticos pelo Ato Institucional Nº 2, imposto pelo regime militar, o PSB foi refundado em 1985 por um grupo de estudantes e professores universitários, com o apoio de remanescentes da Esquerda Democrática. Conservou o programa de 1947, de caráter socialista e democrático, e segue no século XXI na defesa dos direitos sociais, das liberdades civil e política e no combate às desigualdades.

Assessoria de Comunicação/PSB Nacional

About author

Partido Socialista Brasileiro
Partido Socialista Brasileiro 113 posts

Em 1947 o Partido da Esquerda Democrática transformou-se em Partido Socialista Brasileiro. Somente em 1986, com a redemocratização, o PSB voltou ao cenário nacional, quando realizou o primeiro encontro nacional do partido.

You might also like

Notícias 0 Comments

PSB/RJ começa preparação para as eleições de 2018

Quase 200 dirigentes estaduais e municipais do PSB do Rio de Janeiro – além de postulantes a candidaturas à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa – participaram de encontro,

Notícias 0 Comments

Crise do Rio: bancada na Câmara vai procurar Pezão e Temer

A bancada do Rio na Câmara dos Deputados decidiu procurar o governador Luiz Fernando Pezão e o presidente Michel Temer em busca de saídas para a grave crise financeira pela

Notícias 0 Comments

PSB vai ao Conselho de Ética da Câmara contra deputado que assediou repórter

  O PSB ingressou com uma representação no Conselho de Ética da Câmara, nesta quarta-feira (9), contra o deputado Wladimir Costa (SD-PA) por quebra de decoro parlamentar, após envolvimento em

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply