Programa partidário do PSB pede renúncia de Temer e Diretas Já

Programa partidário do PSB pede renúncia de Temer e Diretas Já

 

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) exibe seu programa partidário nesta quinta-feira, 22, às 20h30min, em cadeia nacional de rádio e televisão. No vídeo de dez minutos de duração, o PSB afirma que “a política brasileira enfrenta sua maior crise”, mas sustenta que a “única saída está na própria política”.

“A política brasileira enfrenta sua maior crise. Escândalos sucessivos deixam a sociedade perplexa e descrente. Mas a única saída é a própria política”, afirma o partido, que completa 70 anos em agosto.

O programa defende a realização de eleições diretas para presidente da República e a renúncia de Michel Temer, e reafirma a posição contrária às reformas trabalhista e previdenciária, conforme deliberação unânime da Executiva Nacional do partido, que esteve reunida há um mês.

“Fomos a favor das eleições diretas em 1984 para acabar com a ditadura. Agora somos a favor das Diretas Já para impedir que as interferências do poder econômico continuem valendo mais do que a vontade da população e ditando os rumos do país”, diz o programa.

“O PSB tem lado e, em nossa visão programática, a cidadania plena é direito de todos os brasileiros”, afirma.

Na peça audiovisual, o PSB destaca a importância de partidos fortes com “nitidez” programática, e da participação dos cidadãos para o fortalecimento da democracia.

“Uma democracia é forte quando os partidos políticos são fortes, com propostas claras e compromisso com a sociedade. É preciso exigir nitidez dos partidos”, diz o programa, que complementa: “Os cidadãos devem ocupar os espaços políticos participando dos partidos”.

O escritor Ariano Suassuna, que foi presidente de honra do PSB e completaria 90 anos no dia 16 deste mês, é homenageado no vídeo.

O partido considera prioridades aprimorar os sistemas de saúde, previdência e assistência, combater a pobreza e enfrentar a violência.

Também propõe o investimento em educação, ciência, tecnologia, inovação e estimular a economia criativa a fim de qualificar a mão-de-obra no país.

Os socialistas ainda defendem no programa que a política econômica deve ser “harmonizada” com o “interesse da população”. E criticam o gasto do governo com juros: “É urgente reduzir os juros da dívida a fim de que sobrem recursos para investimentos e cobertura aos direitos sociais”.

Juventude e gênero

Os temas da juventude e de gênero têm destaque no vídeo. Um mosaico mostra jovens de várias regiões do país que falam sobre o sentido de sua participação no PSB e na política.

O pioneirismo do partido ao apoiar a candidatura de mulheres em meados do século 20 é lembrado com os exemplos da escritora e diretora de teatro Patrícia Galvão, a Pagu, que concorreu como deputada estadual em São Paulo, e da poetisa modernista Adalgisa Nery, eleita em 1960 para a Assembleia Legislativa no Rio de Janeiro.

 

 

About author

Partido Socialista Brasileiro
Partido Socialista Brasileiro 114 posts

Em 1947 o Partido da Esquerda Democrática transformou-se em Partido Socialista Brasileiro. Somente em 1986, com a redemocratização, o PSB voltou ao cenário nacional, quando realizou o primeiro encontro nacional do partido.

You might also like

Notícias 0 Comments

Senado aprova projeto sobre royalties que beneficia Rio

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou nesta terça-feira (12), o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 161/2017, que autoriza a União a depositar os royalties de petróleo diretamente no

Notícias 0 Comments

Para Hugo, aumento de contribuição de servidor é inconstitucional

  Os artigos 37 e 38 da MP 805 – sobre a contribuição social dos servidores da União, incluindo o aumento de 11% para 14% – são inconstitucionais, na visão

Notícias 0 Comments

Comissão de Orçamento debate irregularidades na BR-040

As irregularidades na construção da Nova Subida da Serra pela Concer foram o tema principal da audiência pública da Comissão Mista de Orçamento sobre obras com recomendação de paralisação pelo

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply