Em artigo, presidente nacional do PSB faz reflexão sobre protagonismo feminino

O empoderamento das mulheres como pauta do socialismo democrático 

* Por Carlos Siqueira
Presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro

No dia das mulheres é preciso, inicialmente, cultivar por aquelas que portam a vida um sentimento de profunda gratidão, uma vez que nos conferem generosamente um sentido, uma expectativa palpável e realizável, para a palavra futuro.
Para conferir a este sentimento de gratidão ー pela vida que nos é dada ー uma expressão concreta, que transforme o reconhecimento da importância do papel feminino em direitos, tanto no mundo privado, quanto no público, impõe-se no entanto agir politicamente.
É preciso, nesse sentido, que as mulheres possam exercer seu protagonismo, fazendo-se presentes em igualdade de condições e de oportunidades com os homens, no trabalho, na família, nas instâncias e instituições políticas, no poder judiciário, na representação popular.
Sabemos que estas metas ainda não estão realizadas e que não podem ser plenamente alcançadas sem o engajamento de toda a sociedade, dos que sonham com um futuro mais justo e, em particular, daqueles que almejam a civilização, que o socialismo democrático deve ser.
Considerados, portanto, nossos valores programáticos e história partidária, cabe-nos atuar para fazer avançar o empoderamento das mulheres por meio, por exemplo, de políticas afirmativas, como as cotas para participação feminina nos partidos políticos e nas diferentes instâncias e instituições da vida pública e privada.
Não podemos aceitar, em pleno século XXI, que a iniquidade secular dirigida às mulheres, se resolva a passos de tartaruga ー que é exatamente o que ocorrerá, se permanecermos no compasso atual. Não atribuir a esta luta o devido sentido de urgência significa ser indulgente com resquícios de barbárie, que em muitos outros campos da vida social já foram completamente eliminados.

 

About author

You might also like

Nacional 0 Comments

Molon: “É inaceitável que tenhamos um presidente que tenta calar os jornalistas sempre que eles perguntam por que Queiroz depositou dinheiro na conta da primeira dama”

(Por Guilherme Amado e Naomi Matsui) O líder do PSB na Câmara, Alessandro Molon, fará um complemento ao pedido de impeachment de Jair Bolsonaro que apresentou à Câmara. Molon acrescentará

Nacional 0 Comments

FJM realiza curso para pré-candidatos socialistas

A Fundação João Mangabeira (FJM) realizará, entre os dias 21 de julho e 8 de setembro, o curso “Eleições 2020: planejando a vitória”, destinado a pré-candidatos a prefeito ou vereador

Municípios 0 Comments

PSB ingressa com ADPF contra a letalidade policial no Rio de Janeiro

Com informações do site Jota O Partido Socialista Brasileiro apresentou ao Supremo Tribunal Federal, nesta terça-feira (19/11), uma arguição de descumprimento de preceito fundamental ‘‘a fim de que sejam reconhecidas

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply