Crise do Rio: bancada na Câmara vai procurar Pezão e Temer

Crise do Rio: bancada na Câmara vai procurar Pezão e Temer

29208160505_7edb65f8ce_k

A bancada do Rio na Câmara dos Deputados decidiu procurar o governador Luiz Fernando Pezão e o presidente Michel Temer em busca de saídas para a grave crise financeira pela qual o estado passando. Na reunião, na noite de quarta (9/11), na Câmara, o deputado Hugo Leal (PSB/RJ), coordenador da bancada, defendeu a intervenção federal no estado, mas não houve consenso entre os parlamentares, que decidiram avaliar outros caminhos para enfrentar a crise. Hugo Leal já entrou em contato com o governador que marcou o encontro com os deputados para quarta-feira (16/9), às 9h, no Palácio Guanabara.

 

O coordenador da bancada disse aos parlamentares que a intervenção é o único caminho para a União ajudar o estado a pagar os servidores e manter serviços essenciais. “É uma medida realmente dura, que afasta o governo eleito e nomeia um interventor Mas, se tem intervenção, quem paga os salários da segurança pública e da saúde é o governo federal, que, inclusive, já repassou R$ 2,9 bilhões na época das Olimpíadas a fundo perdido”, afirmou Hugo Leal.

 

A reunião convocada por Hugo mobilizou a bancada fluminense. Até o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, participou. “Esperamos uma proposta do governo federal para garantir que estados e municípios possam fechar as suas contas até o final do ano. E no caso do Rio, que a situação é muito grave e urgente, precisamos encontrar uma forma de conseguir recursos no curto prazo”, afirmou Maia.

 

Também participaram da reunião integrantes da base aliada como Celso Pansera (PMDB), Laura Carneiro (PMDB), Sóstenes Cavalcanti (DEM) e Cristiane Brasil (PTB). E deputados da oposição como Alessandro Molon (Rede), Benedita da Silva (PT), Jandira Feghali (PCdoB), Luiz Sergio (PT) e Chico Alencar (Psol). Em comum, as criticas ao pacote de medidas enviada pelo governador Pezão à Assembleia Legislativa do Rio. “Está claro que este pacote é uma atitude desesperada de um governo em estado de calamidade”, disse Hugo Leal. No total, 30 dos 46 parlamentares do Rio estiveram no encontro.

 

Apesar de considerar a intervenção “o único caminho viável para resolver a situação”, o coordenador da bancada disse ter ficado satisfeito com a mobilização dos parlamentares. “Há divergências, mas também o entendimento de que precisamos trabalhar juntos para buscar uma saída para a grave crise em que o Rio foi mergulhado”, disse Hugo Leal. Além do governador Pezão e do presidente Temer, os deputados do Rio vão procurar ainda o presidente da Alerj, Jorge Picciani, e o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Luis Fernando Ribeiro de Carvalho.

 

About author

You might also like

Nacional 0 Comments

PSB decide prorrogar recadastramento até 25 de abril

O prazo para o recadastramento dos filiados do PSB em todo o país foi prorrogado para até o dia 25 de abril.  Ele se encerrava nesta segunda-feira (20). Aqueles que

Notícias 0 Comments

Indio da Costa e Hugo Leal fazem campanha em Madureira

O candidato à prefeitura do Rio pelo PSD, deputado federal Indio da Costa; o deputado federal Hugo Leal (PSB), candidato ao cargo de vice-prefeito e a presidente nacional do Partido

Notícias 0 Comments

INTERVENÇÃO FEDERAL JÁ: DEIXE SEU RELATO

Nas inserções de propaganda gratuita na TV e no rádio, o PSB/RJ pede a intervenção federal imediata no estado do Rio de Janeiro. “O Rio de Janeiro não pode esperar

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply