Começa votação para o Prêmio Congresso em Foco

Começa votação para o Prêmio Congresso em Foco

Na última semana, teve início a votação do Prêmio Congresso em Foco. A premiação reconhece deputados e senadores que se destacaram pelo trabalho realizado no Congresso Nacional, e está na 9ª edição. Um dos objetivos da premiação é valorizar os bons exemplos, de modo a incentivar os parlamentares federais a desempenharem o papel que deles se espera, e, ao mesmo tempo, sinalizar ao eleitorado que é possível melhorar a qualidade da representação política brasileira.

Os congressistas disputam em duas categorias gerais: “Melhores Senadores do Ano” e “Melhores Deputados do Ano”, que distinguirão os parlamentares que foram avaliados pela votação na internet como os de melhor desempenho desde o início da atual Legislatura. Os dez senadores e os 20 deputados mais votados serão premiados, em cerimônia que será realizada no dia 8 de outubro, em Brasília.

Também é possível votar na categoria “Parlamentares de Futuro”, específica para congressistas com menos de 45 anos de idade. Outras categorias temáticas homenagearão os parlamentares que a sociedade julgar mais comprometidos com a “Cidadania e Justiça Social”, o “Combate à Corrupção e ao Crime Organizado”, a “Defesa da Agropecuária” e a “Profissionalização da Gestão Pública”. Vale lembrar que não são elegíveis parlamentares com ações penais ou inquéritos em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF).

Este ano, uma das novidades é que a votação não tem o “filtro” dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, como ocorria em edições anteriores. Os jornalistas continuarão sendo consultados, mas os congressistas mais votados pelos profissionais de imprensa serão homenageados em duas categorias especiais: “Senadores Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas” e “Deputados Mais Bem Avaliados pelos Jornalistas”.

Até o dia 20 de setembro, os internautas poderão votar e escolher o parlamentar que melhor lhes representa. Para isso, basta entrar no site www.premiocongressoemfoco.com.br.

PSB – RJ

Na última edição do prêmio, em 2013, o PSB – Rio de Janeiro foi bem representado pelos deputados Glauber Braga e Romário Faria, que ocupou o segundo lugar na premiação. Já em 2011, Romário foi premiado em sexto lugar com 4.535 votos.

Em julho deste ano, a revista Congresso em Foco apontou os parlamentares que tiveram 100% de presença nas sessões deliberativas, reuniões reservadas à votação. O senador Romário e o deputado federal Glauber, estão entre os que compareceram a todas as sessões.

 

About author

You might also like

Notícias 0 Comments

Hugo defende Programa de Apoio Emergencial para segurança no Rio

Após anúncio pelo presidente Michel Temer de que o governo federal começará a implantação do Plano Nacional de Segurança Pública pelo Rio de Janeiro, a bancada federal do Estado esteve,

Notícias 0 Comments

Congresso aprova aumento de pena por homicídio para motorista embriagado

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou uma de três emendas do Senado ao Projeto de Lei 5568/13, da deputada Keiko Ota (PSB-SP), para aumentar a pena de homicídio culposo

Nacional 0 Comments

PSB confirma liderança na esquerda com vitórias no Recife e em três grandes centros de SP

Eleições 2016 – 30/10/2016 O PSB consolidou, neste domingo (30), sua posição de liderança no campo da esquerda ao conquistar o maior número de prefeituras nas eleições de 2016. Ao

0 Comments

No Comments Yet!

You can be first to comment this post!

Leave a Reply